Ministra Raquel Dodge quer prisão imediata do ex-deputado Paulo Feijó, condenado a 12 anos na operação Sanguessuga!

Em documento enviado ao Supremo nesta quarta, 6, a procuradora-geral, Raquel Dodge, manifestou-se pela improcedência do recurso do ex-deputado federal Paulo Feijó (PR/RJ), e reiterou pedido para o início imediato do cumprimento da pena.O ex-parlamentar de Campos dos Goytacazes foi condenado a 12 anos de reclusão em regime fechado e ao pagamento de 374 dias-multa pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, em um desmembramento da Operação Sanguessuga – investigação que revelou, segundo a Procuradoria, um esquema criminoso com tentáculos em diversos estados, para o desvio de recursos públicos por meio da aquisição superfaturada, por prefeituras, de veículos, especialmente ambulâncias, e equipamentos médicos, com licitações direcionadas a empresa específica.

Na manifestação, a PGR destaca que ‘os fatos narrados na ação penal ocorreram há quase 20 anos, sendo que a pena aplicada é um reflexo da gravidade dos delitos cometidos, constatações que reforçam a importância do início da execução penal o quanto antes’.

“É necessário oferecer a efetiva resposta penal aos fatos ilícitos retratados na ação, como medida de justiça”, salienta Raquel.

A procuradora rebate o argumento de Feijó contra a iniciativa do Supremo que, em 2017, determinou a certificação do trânsito em julgado da ação penal e a comunicação do resultado do julgamento à Mesa da Câmara, para a declaração da perda do mandato.Raquel defendeu que o recurso relativo à condenação apresentado pela defesa do parlamentar à época não foi admitido e que os outros recursos cabíveis não tinham efeito suspensivo.

Ainda de acordo com a PGR, o ato que determinou a comunicação à Casa legislativa ‘foi uma mera consequência do que foi definido pela Primeira Turma da Suprema Corte no que se refere à perda do mandato’.A determinação, inclusive, segundo ela, foi alvo de Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), apresentada no ano passado pela Câmara dos Deputados, que requereu o afastamento da decisão.

Sobre o assunto, a procuradora reforçou que o julgamento da ADPF não interfere no início da execução da pena.
Raquel destacou que ‘o objeto discutido na ação perde o sentido uma vez que o mandato de Paulo Feijó encerrou-se e ele não foi reeleito’.
A avaliação é de que o cumprimento da pena já não depende de qualquer outra discussão jurídica.

Além disso, a PGR defende que não caberia à Mesa da Câmara outra providência que não a declaração da perda do mandato, tendo em vista que isso resulta na realidade constituída e na regra prevista na Constituição Federal, que estabelece a perda do mandato para o parlamentar que se afastar por prazo superior a 120 dias.

Porém existe um problema que talvez a PGR não esteja a par. Como inúmeros processos envolvendo políticos no Brasil se arrastam e por muitas vezes acabam prescrevendo, esta decisão, chega em um momento em que o condenado, se encontra à vários dias internado em um Hospital da Cidade de Campos e sendo submetido a um grave tratamento de saúde, o que provavelmente, com declarações de médicos que lhe atendem na unidade hospitalar, este, ao menos por enquanto, não poderá se entregar para a justiça.

Tentamos contato com a parte do deputado hospitalizado, mas não tivemos sucesso.

O espaço se coloca a disposição.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inea fotografa pela primeira vez Gato-Maracajá na Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba-SFI

Motorista ferido em acidente na RJ-224, em Ponto de Cacimbas (zona rural de SFI).